Homenagem à Fabiana D´Andrea Ramos

É com grande pesar e tristeza que nos despedimos da querida amiga, companheira de tantas lutas no Brasilcon, de tantos congressos e eventos na UFRGS, UFF, UQAM, IACL, ILA, DLJV, Rede Alemanha-Brasil de Pesquisas em Direito do Consumidor CAPES-DAAD e no CDEA, mediadora e pesquisadora exemplar, Profa. Dra. Fabiana D´Andrea Ramos, falecida em 06.05.2020.

Em nome do Grupo de Pesquisa CNPq “Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização” da UFRGS queremos externar os nossos sentimentos os mais profundos pela inestimável perda aos queridos país, Leda e Raul, à filha Júlia e as irmãs, assim como aos muitos amigos e colegas que como nós, gostavam e admiravam esta pessoa iluminada e especial, que era Fabiana. Com sua bondade e humanismo, temos certeza que está agora com Deus, alegre e engajada, como sempre foi, ensinando a todos...como mãe, jurista e mulher exemplar.

Queremos agradecer todos os momentos felizes que esteve conosco, ela que foi uma das primeiras pesquisadoras do Grupo de Pesquisa, quando ainda estudante na UFRGS, sempre talentosa e competente, teve carreira brilhante, com mestrado na Universidade de Heidelberg, orientada pelo querido Prof. Dr. Dr. h. c. multi Erik Jayme e doutorado na UERJ, com o querido Prof. Dr. Gustavo Tepedino, além de participar do grupo de pesquisa da querida amiga Profa. Dra. Nádia de Áraujo, para após ser Professora concursada na Universidade Federal Fluminense e, nos últimos anos, lecionar conosco na sua alma mater, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fabiana era um dos orgulhos maiores de nosso  Grupo de Pesquisa CNPq “Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização” da UFRGS. Seus escritos em Direito Internacional Privado e Direito do Consumidor, seu humanismo e engajamento por uma Justiça nacional e internacional, honram a UFRGS e nos confortam neste momento triste. Sua força e alegria ficará conosco, assim como seu talento ímpar e sua visão perspicaz e crítica. Uma jurista iluminada e uma companheira de trabalho e de pesquisa como todos os mestres desejam. Amiga e mãe dedicada, foi um exemplo para todos. Obrigado, querida Fabiana, por tudo que fizestes pelo Direito e, em especial, pelos consumidores. Fica com Deus!

Nestes tempos difíceis, foi exemplo de coragem e de amor à vida, lutando contra o câncer, sem deixar abalar-se, até o fim. Se agora descansou, deixa saudades e muito carinho e admiração. Hoje vi um beija-flor, que passou alegrando o início deste dia triste, iluminou o momento e voou rápido, para o seu destino. Querida Fabiana, sua professora, amigos e companheiros agradecem, iluminasses a todos! Queríamos que este momento durasse para sempre, mas se não é possível, recebe o nosso carinho e a certeza: luta-se a boa luta!

Torres, 07 de maio de 2020.

Profa. Dra. Dr. h. c. Claudia Lima Marques, pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização” da UFRGS

BRASILCON

SRTVS Quadra 701, Bloco O, nº 110, Sala 399-A - Ed. Novo Centro Multiempresarial - Asa Sul - Brasília/DF - CEP 70340-000

CNPJ - 68.484.351/0001-59

© 2019 por Capital Criativa Marketing & Branding Empresarial